PACIENTE TOCA O SINO DO NOVO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA DE SE COMO SÍMBOLO DE GRATIDÃO

28/01/2022

A aposentada Cordélia da Silva, de 82 anos, foi a primeira paciente a concluir o tratamento oncológico no novo Serviço de Radioterapia do Hospital de Cirurgia, reinaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, mas em pleno funcionamento desde 13 de setembro de 2021. Cordélia é uma dos 140 pacientes já beneficiados pelo novo serviço e a primeira dos 87 pacientes que concluíram o tratamento de radioterapia com sucesso.

E, por ser a primeira paciente do novo serviço de oncologia, Cordélia também foi a primeira paciente a tocar o Sino da Gratidão do Serviço de Radioterapia do Hospital de Cirurgia. O ato simbólico foi realizado logo após a reinauguração do Novo Serviço e foi prestigiado pelo governador de Sergipe Belivaldo Chagas, pela secretária estadual de saúde Mércia Feitosa, pela interventora do Hospital, a enfermeira Márcia Guimarães, e por tantas outras autoridades públicas, profissionais de saúde e imprensa.

O sino da gratidão instalado no novo serviço de radioterapia foi um presente da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO para o Hospital de Cirurgia e para todos os pacientes oncológicos que serão muito bem cuidados nesta unidade de saúde e que terão a cura, quando possível, e o alívio da dor e do sofrimento, sempre. A Associação também já presenteou o serviço de quimioterapia com o mesmo sino e mantém outro instalado em sua Casa de Apoio.

SINO DA GRATIDÃO.
Pacientes oncológicos tocam o Sino em diferentes lugares do mundo para comunicar o encerramento de um ciclo do tratamento e para celebrar o seu refazimento, uma nova etapa da vida, como num ritual de passagem. Inspirado em uma iniciativa de um hospital norte-americano, o Sino é geralmente instalado nos serviços de radioterapia de hospitais públicos e privados e hoje se encontra espalhado em todo o Brasil. Mais conhecido como Sino da Esperança, a nossa Associação optou por chamar Sino da Gratidão. Experts no assunto acreditam ter o badalar do sino uma capacidade maior de alcançar os céus e de se conectar com Deus, em agradecimento.

(ASCOM/ AMO)

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo