“PÃO NOSSO DE CADA DIA’’: PROJETO DA AMO REALIZA DOAÇÃO DE CAFÉ DA MANHÃ DIARIAMENTE PARA PACIENTES COM CÂNCER

23/05/2025

Desde 1997, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – desenvolve o projeto “Pão Nosso”, oferecendo um porto seguro para pacientes em tratamento nos centros de quimioterapia e radioterapia do Hospital de Cirurgia. De segunda a sexta-feira, o café da manhã é entregue com muito carinho e amor, fornecendo alimentos e calor humano por meio de um sorriso que, muitas vezes, tem o poder de aliviar o peso da jornada que está sendo trilhada.

O gesto, simples na aparência, tem um impacto profundo. Muitos pacientes chegam de outras cidades em jejum e sem condições adequadas de alimentação. No “Pão Nosso”, eles encontram mais do que a alimentação: recebem sorrisos, escuta e apoio humano em um momento delicado da vida.

Somente em janeiro de 2025, 5.201 cafés da manhã foram distribuídos para 236 pessoas beneficiadas. Já em fevereiro, 5.488 cafés da manhã foram entregues para 274 pessoas, e em março, 5.211 cafés da manhã para 306 assistidos. Com isso, o total do trimestre chegou a 15.900 cafés distribuídos para 816 pessoas.

QUASE TRÊS DÉCADAS DE APOIO DIÁRIO

Contando com mais de 30 voluntários – que representam a essência do trabalho assistencial -, o projeto se confunde com a própria história da Associação e, ao longo do tempo, recebeu o apoio de inúmeras pessoas. Além do acolhimento e da distribuição do café da manhã, a ação realiza comemorações em datas como Carnaval, o Dia das Mães, Dia dos Pais e no Natal com a entrega de presentes, apresentação do Coral Vozes da AMO e participações especiais.

Delma de Almeida é voluntária há quase três décadas e ajuda na distribuição dos alimentos e no abraço acolhedor. “Sempre que estamos entregando o café, não estamos entregando somente a alimentação, estamos ali sentindo e vivendo com eles aquele momento. Eu já passei pelo câncer e sei qual é a fragilidade, sei como é esse momento. A intenção no fundo é dar um abraço, estar presente ao lado da pessoa, mostrando que ela não está sozinha. Estamos ali para dar conforto e segurança, não somente para o paciente, mas também para o acompanhante”, disse com grande emoção.

SABOR DE SOLIDARIEDADE

Maria das Dores é de Aracaju. Ela conta que a ação da AMO ajuda muito não somente a ela, mas principalmente os que residem no interior, que chegam muitas das vezes em jejum para realizar o tratamento.“Estou aqui pois estou fazendo tratamento de radioterapia e agradeço muita a AMO. Eles me dão o café da manhã sempre que estou por aqui e ajudam muito as pessoas que vem, principalmente, do interior, que muitas das vezes chegam aqui sem tomar café. Essa atitude da AMO é uma atitude maravilhosa”, afirmou com muita alegria.

Para Silvania Valentim, de 46 anos, a ação é muito importante e faz a diferença na vida de diversas pessoas.“Essa atitude da AMO é muito importante. Estou acompanhando minha irmã que está em tratamento e agradeço todos os dias pelo suporte que vocês dão. Deus abençoe a todos que fazem parte da AMO”, declarou com o coração repleto de gratidão.

CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM

Entre goles de café e pedaços de pão, surgem histórias, amizades e forças que antes pareciam esgotadas. Porque, às vezes, um café da manhã pode ser o primeiro passo para um dia inteiro de esperança.

Mais de 600 pessoas vão perder a luta contra o câncer hoje no Brasil. Contribua com quanto puder, sua doação vai ajudar quem luta todos os dias pela vida. Doe de coração, doe agora clicando aqui!

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo