PARCERIA INÉDITA DA AMO COM A AMÉRICAS AMIGAS VAI BENEFICIAR 200 MULHERES COM EXAMES DE DETECÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

23/11/2020

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO construiu uma ponte entre Sergipe e São Paulo ao iniciar uma parceria inédita com a Américas Amigas com o objetivo único de ajudar a combater a mortalidade por câncer de mama em Sergipe através da doação de exames de rastreamento, consultas médicas e diagnósticos. Para tanto, 200 mulheres serão beneficiadas ao longo de dois meses com mamografias digitais e, para as pacientes que necessitarem, mais consultas médicas, exames clínicos, ultrassonografias mamárias, procedimentos diagnósticos e laboratoriais.

A ação social vai beneficiar mulheres com idade acima dos 40 anos, residentes de qualquer canto do estado de Sergipe (capital e interior), em situação de vulnerabilidade social e fragilidade econômica e sem acesso rápido e fácil ao Sistema Único de Saúde, principalmente àquelas com risco elevado para o câncer de mama. Mulheres com histórico familiar de pelo menos um parente de primeiro grau com câncer de mama antes dos 50 anos, com câncer bilateral ou com câncer de ovário de qualquer idade terão prioridade. Mulheres e homens com sintomas agudos na mama também poderão ser beneficiados.

Com o apoio e a responsabilidade social de dois competentes e experientes mastologistas sergipanos, os médicos Cláudio Mitidieri e Jussane Oliveira e com a parceria da Vitta Mulher, clínica especializada na saúde feminina, 25 pacientes serão atendidas a cada semana e o diagnóstico de qualquer suspeita ou confirmação de câncer de mama será concluído em menos de 30 dias, garantindo com isso a aplicação da recente legislação sobre o tema. Para ter acesso aos benefícios, a interessada deve entrar em contato pelo WhatsApp da Associação pelo número (79) 98171.4742 e comprovar necessidade.

OPORTUNIDADE ÚNICA
“Com a pandemia do novo coronavírus, diagnósticos foram perdidos e o risco de subnotificação do câncer de mama aumentou muito. Esta ação da AMO com a Américas Amigas é uma oportunidade única para as mulheres sergipanas usuárias do SUS, com idade acima dos 40 anos, a realizarem suas mamografias anuais, como recomenda a Sociedade Brasileira de Mastologia, e a terem o diagnóstico do câncer de mama concluído em tempo hábil para aumentar todas as chances de cura ou de sobrevida da doença”, avisa a mastologista Jussane Oliveira, reforçando que as estimativas do INCA dão conta de 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, 530 casos novos em Sergipe e 210 casos novos em Aracaju para cada ano do triênio 2020-2022.

A Associação ficará responsável pela triagem e pelo encaminhamento das pacientes a serem beneficiadas pela ação social com base nos critérios já apresentados. A cada semana, ao longo de dois meses, 25 novas mulheres serão contempladas com mamografias digitais. Após conclusão do laudo da mamografia, as pacientes que necessitarem de consulta médica serão atendidas na semana seguinte com a realização de exames clínicos, ultrassonografias mamárias e exames diagnósticos, avaliando-se caso a caso. As pacientes com biópsias coletadas terão os materiais enviados para análise laboratorial e o diagnóstico fechado em menos de 30 dias.

“Mamografias digitais realizadas em mamógrafo de alta tecnologia, laudos mamográficos, consultas médicas, exames clínicos, ultrassonografias mamárias e axilares, punção aspirativa de agulha fina, core biopsy, estudo anatomopatológico e imunohistoquímica e atendimento personalizado e de excelência. Se a paciente percorrer todos esses procedimentos e tivesse que arcar com o custo de mercado, teria que desembolsar o valor de R$ 2.380,00. Um custo muito alto para o perfil socioeconômico das mulheres que serão beneficiadas. Para essa realização, a AMO e a Américas Amigas contaram com grandes parcerias como a Vitta Mulher e a Solim Laboratórios que juntos abateram os valores de mercado e possibilitaram uma economia de 50,81% para o valor total”, explica Jeimy Remir, responsável pela ação social.

SOBRE A AMO
A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, com 24 anos de existência e com a missão institucional de prestar assistência social e à saúde a pessoas com câncer em vulnerabilidade social (entre crianças, adolescentes, adultos e idosos), oriundas de todo o estado de Sergipe e de cidades próximas do interior dos estados da Bahia, de Alagoas e de Pernambuco. Ao longo de mais de duas décadas, 5.508 pacientes com câncer já foram beneficiados e acolhidos pela Associação. Hoje, 3.472 pacientes são assistidos. Desse total, 2.416 são mulheres e 1.192 são mulheres com câncer de mama, desde o diagnóstico do câncer ao tratamento clínico ou cirúrgico até a cura, o controle da doença ou os cuidados paliativos.

SOBRE A AMÉRICAS AMIGAS
Fruto da união de brasileiros e norte-americanos, a Américas Amigas é uma organização da sociedade civil fundada no ano de 2009, em São Paulo, com a missão de reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama entre as brasileiras, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade, por meio da detecção e do diagnóstico precoce da doença. A instituição atua com três frentes: doação de exames, doação de equipamentos e insumos (como mamógrafos) e capacitação e treinamento de pessoal. Mais de 23 mamógrafos e 114 outros equipamentos já foram doados por todo o Brasil. Sergipe, por exemplo, já foi contemplado pela Américas Amigas com a doação de mamógrafo e treinamento pessoal para a rede pública estadual de saúde. Agora, com a parceria da AMO, passa a beneficiar também doações de exames.

* Imagens registradas com a autorização das mulheres beneficiadas durante realização das mamografias

 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo