Pessoas com câncer atendidas pela AMO desfrutam dos benefícios da hipnose

18/02/2016

Adultos com câncer atendidos pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO estão sendo convidados a participar de sessões especiais de hipnose. A terapia vem sendo aplicada, gratuitamente, há um mês pelo voluntário Rodrigo Rodrigues de Araújo, que possui certificação internacional em hipnose clínica pela Omni Hypnosis Training Center, EUA. Sob a supervisão de profissionais de saúde da associação, os assistidos são encaminhados à terapia a partir de suas queixas físicas e emocionais e, sobretudo, pela abertura individual a esse tratamento.

O objetivo principal da terapia neste público é estimular a auto-hipnose para controlar ou aliviar dores. Michele Nascimento de Souza, de 24 anos, tem meningioma cerebral – um tipo de tumor no cérebro – e sofre constantemente de fortes dores de cabeça. Ela é um exemplo real de que a hipnose poderá contribuir satisfatoriamente com o alívio da dor. Michele mora na cidade de Lagarto, interior sergipano, e está iniciando a quimioterapia.

AMO-HIPNOSE-TERAPIA-FEVEREIRO-2016-6 Michele Nascimento de Souza, de 24 anos, tem meningioma cerebral – um tipo de tumor no cérebro – e sofre constantemente de fortes dores de cabeça. Na primeira sessão, ela já conseguiu relaxar. “Nunca fui submetida à hipnose e não conheço alguém que já tenha feito a terapia. Fui surpreendida com a técnica. Desde que descobri o tumor, achava impossível relaxar e, só agora, fechando os olhos, atenta à fala do terapeuta, consegui me concentrar e descansar”, relata Michele ao final da primeira sessão.

INICIAÇÃO À TERAPIA

A terapia com hipnose começa com uma conversa para o terapeuta conhecer e entender o problema do paciente. A partir da segunda sessão, obtêm-se benefícios e mudanças e outros procedimentos técnicos podem ser aplicados como a regressão e a progressão de idade e de memória. Rodrigo Araújo trabalha comercialmente com a hipnose há dois anos.

Segundo ele, a hipnose nada mais é que um estado especial da mente humana em que é possível ocorrer mudanças desejáveis por quem a experimenta. Diversos problemas podem ser tratados com a hipnose, a exemplo da ansiedade, depressão e do estresse. A hipnose possibilita a resolução de inúmeros problemas. Síndrome do pânico, T.O.C., compulsões, fobias, traumas e tantos outros. Até dores crônicas podem ser amenizadas com a hipnose, por isso, pacientes com câncer estão sendo submetidos à terapia. Assim, a autoestima de cada um pode ser elevada e dores e incômodos inerentes ao tratamento do câncer minimizados.

Rodrigo Araújo trabalha comercialmente com a hipnose há dois anos. Segundo ele, a hipnose nada mais é que um estado especial da mente humana em que é possível ocorrer mudanças desejáveis por quem a experimenta. “Apesar de existir muito preconceito, a hipnose é um processo natural e sem contra-indicação. Minha intenção, como hipnólogo, é difundir a hipnose enquanto terapia e ajudar pessoas que enfrentam momentos difíceis. As pessoas com câncer atendidas na AMO podem usufruir da terapia e ter rapidez e conforto nos tratamentos convencionais”, garante o terapeuta.

CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO

As sessões de hipnose acontecem na associação uma vez por semana, em geral, todas as tardes de terça-feira. Cada atendimento dura entre 30 minutos e uma hora e depende da capacidade de envolvimento e de abstração de cada pessoa. A auxiliar de enfermagem aposentada Valdeci Cardoso, de 57 anos, iniciou o tratamento esta semana. Valdeci luta contra o câncer de mama. Mãe de dois filhos, ela mora na cidade de Nossa Senhora de Socorro, Grande Aracaju, e já enfrentou a mastectomia (cirurgia de retirada parcial ou total da mama), a quimioterapia e a radioterapia.

Hoje, realiza sessões de fisioterapia na AMO para recuperar os movimentos dos membros superiores.AMO-HIPNOSE-TERAPIA-FEVEREIRO-2016-4 “A cada abrir e fechar de olhos, me sentia mais calma e relaxada. Hoje foi uma iniciação, pretendo continuar nas próximas semanas”, conta a aposentada Valdeci, assistida pela AMO.

“Já conhecia um pouco da hipnose. Tive essa experiência em grupo, mas nada com a intensidade de agora. Com um profissional seguro e dedicado, conseguimos trabalhar o corpo e a mente e a enfrentar os desafios da vida.A cada abrir e fechar de olhos, me sentia mais calma e relaxada. Hoje foi uma iniciação, pretendo continuar nas próximas semanas”, revela Valdeci.

SOBRE A HIPNOSE

A hipnose é um mecanismo mental, de estado fisiológico, em que a pessoa fica com seu senso crítico reduzido e, por isso, mais aberta às sugestões dadas pelo terapeuta. Utiliza estratégias de comunicação que levam a pessoa a entrar em um estado modificado de consciência.

É reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Odontologia como anestésico natural, que leva o paciente ao estado de entorpecimento ou de perda completa da sensação de dor. Já foi aprovada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para tratar diversas dores e pelo Conselho Federal de Psicologia como chave para resolver traumas, fobias e problemas do presente.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo