PRESIDENTE DA AMO É CONDECORADA COMO AMIGA DA SOCIEDADE MÉDICA DE SERGIPE

01/11/2018

 

A assistente social Conceição Balbino, presidente e voluntária da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO, recebeu das mãos do presidente da Sociedade Médica de Sergipe – Somese, o médico José Aderval Aragão, uma honraria com a comenda Doutor Augusto do Prado Franco, designada para médicos e algumas personalidades amigas da medicina sergipana.

“Essa homenagem não só é minha. É de todos os sócios-fundadores que acreditaram lá atrás, em 1996, no propósito da Associação, é de todos os voluntários que já atuaram e ainda atuam na Casa, de todos os colaboradores e doadores que fortalecem a nossa missão institucional e é, sobretudo, dos mais de 4.500 pacientes e familiares que depositam confiança e esperança em nosso trabalho”, falou emocionada e muito agradecida a presidente da AMO.

Todos os anos, a Somese elege médicos e personalidades que se destacam no exercício da profissão ou na atuação social para serem homenageadas nas comemorações pelo Dia do Médico. Neste ano, a comenda da Somese recebeu o nome do médico e ex-governador de Sergipe, doutor Augusto do Prado Franco.

“Este ano, a Somese homenageou 40 médicos que atuaram e ainda atuam em favor da saúde de Sergipe e algumas personalidades amigas da nossa Medicina com a comenda que recebe o nome de ninguém menos que o grande otorrinolaringologista Augusto do Prado Franco, que também foi político, empreendedor, empresário e um grande visionário sergipano”, ressaltou em entrevista o presidente da Sociedade.

A COMENDA
A Comenda é uma homenagem da Somese a médicos e personalidades sergipanas que se destacam pela competência e pelo empenho no exercício da profissão. Este ano, a comenda foi concedida em uma noite de gala, no Iate Clube de Aracaju, durante um jantar dançante oferecido a 500 médicos e familiares com o buffet de Acácia Barbosa e ao som da Orquestra Super Oara de Pernambuco.

O homenageado da noite foi o médico Doutor Augusto do Prado Franco, empresário e político sergipano que muito contribuiu com o crescimento de Sergipe. Em vida, Augusto Franco administrou os negócios da família como a Usina Central de Riachuelo, duas fábricas de tecido, uma empresa de agropecuária e as redes de comunicação como a TV Sergipe, a TV Atalaia, Rádio Atalaia e Jornal da Cidade. Foi, também, deputado federal por duas vezes, senador da República e governador de estado.

SOBRE A PRESIDENTE DA AMO
Conceição Balbino possui há mais de 31 anos formação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe e é especialista em Políticas Públicas pela mesma universidade, em Auditoria em Serviço de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto, e em Direitos Sociais e Serviço Social pela Universidade de Brasília.

Assumiu, durante muitos anos, a coordenação do Serviço Social e da Oncologia do Hospital de Cirurgia. No hospital foi também coordenadora do grupo de Trabalho e Humanização. Atualmente, é servidora pública de carreira da Prefeitura de Aracaju e desempenha função técnica em protocolos do câncer relacionado ao trabalho, combate ao trabalho infantil e acidentes graves.

Dos mais de 31 anos de Serviço Social, 22 deles são dedicados ao trabalho voluntário. Na Associação, é uma dos 29 sócios-fundadores e a presidente de honra. Já atuou como membro do Conselho Científico, como vice-presidente e como presidente executiva por diversos mandatos, cargos estes não remunerados.

Em 2009, foi premiada pela Prefeitura de Aracaju com o Troféu Núbia Marques – honraria concedida a mulheres que se destacam na promoção da qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos. Em novembro de 2017, recebeu o título de cidadã aracajuana – a adoção oficial – por contribuir em mais de duas décadas com questões sociais da capital sergipana. E, receberá no próximo ano, o título de cidadã sergipana das mãos da deputada estadual Goretii Reis.

*Fotos: Arquivo Institucional da Somese
**Com informações da Somese

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo