PRESIDENTE VOLUNTÁRIA DA AMO RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADANIA SERGIPANA

13/06/2022

A presidente de honra da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO, a assistente social Maria da Conceição Balbino dos Santos, receberá o Título de Cidadania Sergipana em razão de seus 35 anos de Serviço Social e de mais de 25 anos de serviços voluntários e de dedicação e entrega a pessoas carentes com câncer em Sergipe. O título de adoção oficial será concedido nesta terça-feira, 14 de junho, às 16h, em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Natural de Jaguaquara, cidade da microrregião de Jequié, no sudoeste da Bahia, Conceição Balbino cresceu, estudou e se desenvolveu em Aracaju, tendo passado alguns anos da infância com a família na cidade sergipana de Lagarto. Estudou na escola particular Instituto Dom Fernando Gomes, no bairro Siqueira Campos, onde obteve sólida formação cristã, e completou a sua educação básica no Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

FAMÍLIA
É a mais velha das quatro filhas da dona de casa Arminda Portugal e do caminhoneiro Augusto Balbino (in memorian). Das três irmãs, duas faleceram na infância, inclusive a sua irmã gêmea, que a levou até hoje a ser devota dos santos católicos Cosme e Damião. Apenas uma das irmãs é viva, com quem compartilha amor e muita vida. Atualmente casada com o médico radiologista Édison Freire, Conceição Balbino tem um filho e um neto – o advogado Vinícius Balbino e o menino de 4 anos, Teodoro Balbino.

CARREIRA PROFISSIONAL
Com formação acadêmica sólida, Conceição possui 35 anos de formação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. É especialista em Políticas Públicas pela mesma universidade; em Auditoria em Serviço de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto; e em Direitos Sociais pela Universidade de Brasília – UnB.

Iniciou sua carreira profissional como assistente social no Serviço Social do Hospital de Cirurgia, onde foi coordenadora do Serviço de Oncologia e do Programa de Humanização com diversos grupos voluntários. Há 20 anos, é servidora pública de carreira da Prefeitura de Aracaju e lá desempenha função técnica em diversos protocolos relacionados à saúde do trabalhador pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, na Secretaria da Saúde.

LIDERANÇA E VOLUNTARIADO
Conceição Balbino se dedica ao serviço voluntário de apoio a pacientes com câncer há mais de 25 anos ininterruptos. É ela a idealizadora e uma dos 29 sócio-fundadores da Associação dos Amigos da Oncologia. É presidente de honra e está como diretora-presidente na atual de gestão, de 2022 a 2026.

Lidera, atualmente, cerca de 115 voluntários, mais de 55 colaboradores e mais de 4.300 pacientes com câncer, todos esses com vínculo institucional atualmente, de todas as faixas de idade (crianças, adolescentes, adultos e idosos), de todo estado de Sergipe – capital e interior – e de outros estados. Mais de 6.500 pessoas com câncer já foram beneficiadas pela Instituição em que ela foi presidente voluntária em seis das nove gestões.

Antes mesmo de se dedicar ao paciente com câncer usuário do SUS e sempre focada em serviços comunitários, Conceição Balbino já foi presidente de bairro de Aracaju e já atuou em algumas gestões do Conselho Regional de Serviço Social – Cress de Sergipe, onde já desempenhou funções como tesoureira e, hoje, é membro do Conselho Fiscal na gestão 2020 a 2023.

PRÊMIAÇÕES E HOMENAGENS
Conceição Balbino já recebeu algumas homenagens e premiações. Em 2009, por exemplo, a Prefeitura de Aracaju a premiou com o Troféu Núbia Marques, uma honraria dedicada a mulheres que se destacam na promoção da qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos. Em 2017, a Câmara Municipal de Aracaju concedeu a ela o título de Cidadania Aracajuana pelos serviços sociais prestados na capital sergipana.

Em 2018, a Sociedade Médica de Sergipe – Somese concedeu a ela a Comenda Doutor Augusto do Prado Franco, uma honraria designada para médicos e personalidades amigas da medicina sergipana. Em 2019, o Rotary Club concedeu a ela a Comenda Padre Arnóbio, honraria dedicada a quem – como o padre – realizou em vida justiça social.

E este ano, o Shopping RioMar a homenageou como notável personalidade sergipana por sua entrega à dor de tantos outros, tendo seu nome cravado na Calçada da Fama do Teatro RioMar, numa referência cenográfica à famosa calçada hollywoodiana, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde astros do cinema, da música, do teatro e da televisão estão imortalizados.

* Foto: Campanha Um Lar Pra Quem Precisa – Nova Casa de Apoio Anna Garcez / 2019/ Acrísia Siqueira/ Arquivo Institucional

 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo