PROJETO REÚNE COLABORADORES PARA INCENTIVAR A CRIATIVIDADE NO FAZER PROFISSIONAL

16/04/2018

 

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO promoveu, no final do mês de março, a primeira capacitação anual do projeto Encontro de Trabalhadores com o tema “A Criatividade no Fazer Profissional”. Essa formação foi realizada em parceria com o Senac Sergipe, teve quatro módulos distribuídos ao longo de um ano e abordou também os temas como liderança, motivação e trabalho em equipe.

De acordo com a instrutora Klesia Rabelo, do Senac Sergipe, a criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas e, frequentemente, resulta em soluções que permitem às empresas economizarem ou criar produtos que aumentam ou geram mais lucro.

“Trazer o tema da criatividade para a Associação é fundamental, pois aqui toda a equipe precisa lançar mão da criatividade e da inventividade para manter e fortalecer a missão institucional. Agora é o momento mais oportuno para recompor ideias, sair da zona de conforto e ser inventivo”, acredita a facilitadora do Senac ao propor reflexões sobre o fazer profissional.

VIDA CRIATIVA
A máxima de que para viver uma vida criativa, deve-se perder o medo de estar errado foi colocada em questão. Diante dela, as características da pessoa criativa se ressaltaram, uma vez que pessoas criativas sonham acordadas, observam tudo, trabalham no melhor horário, separam um tempo para a solitude, conseguem transformar obstáculos em algo bom.

Elas também buscam novas experiências, aprendem com os erros, fazem perguntas mais complexas, arriscam, encaram toda a vida como oportunidade de autoexpressão, separam um tempo para a reflexão, sempre estão agitando as coisas, seguem suas verdadeiras paixões, vivem rodeadas de coisas belas, tentam pensar de forma diferente e perdem a noção do tempo.

BRAINSTRORMING
Utilizando-se da técnica de BRAINSTRORMING, a conhecida tempestade de ideias, uma atividade comumente usada para explorar a criatividade individual e coletiva por meio de dinâmicas, a instrutora Klesia separou os mais de 50 colaboradores em cinco grupos para cada um contribuir no processo de geração de ideais.

A proposta foi permitir chances e oportunidades iguais para todos exporem suas ideias com total liberdade, sem nenhum desprezo, reduzindo ou limitando todos os padrões cerebrais que bloqueiam a criatividade: o medo, a objetividade, a passividade, a resistência a mudanças, a falta de perseverança, o excesso de métodos e a falta de humildade.

“Essa dinâmica foi uma oportunidade única de vivenciar o peso da responsabilidade que é gerenciar, administrar e lidar diretamente com diferentes públicos. Quando cada trabalhador se isola no seu fazer, não consegue enxergar o papel fundamental do outro nas engrenagens da empresa”, disse a operadora de telemarketing Bruna Feitosa, aplicando as técnicas da criatividade para fazer muito (e o necessário) com pouco.

SOBRE O PROJETO
O projeto Encontro de Trabalhadores acontece há mais de cinco anos e é realizado trimestralmente, com quatro encontros ao ano. Reúne os funcionários da Instituição, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. O objetivo é não só reunir os colaboradores, mas também capacitá-los para alinhar, fortalecer e desenvolver a missão institucional.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo