MARÇO LILÁS – MÊS DA PREVENÇÃO E DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Data: 26/03/2021

Em reportagem especial exibida no Jornal do Estado, da TV Atalaia, afiliada Rede Record em Sergipe, Waldilene dos Santos, de 40 anos, moradora da cidade de Nossa Senhora do Socorro e assistida pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO conta a sua história de luta contra o câncer de colo do útero. Como muitas mulheres, Waldilene passou três anos sem fazer seus exames ginecológicos preventivos.

Recebeu o diagnóstico do câncer do colo do útero no ano passado, no início da pandemia do coronavírus. Foi logo submetida a uma cirurgia (histerectomia) para retirada do útero no Hospital de Cirurgia e a 25 sessões de radioterapia (braquiterapia) no Hospital João Alves Filho. No final do ano passado, ela concluiu o tratamento e agora está curada.

Além de conhecer a jornada da nossa querida paciente, a reportagem conta com informações de qualidade passadas pelo jornalista e assessor de comunicação da AMO, Jeimy Remir, que ressalta o compromisso da Associação em adotar as medidas da Organização Mundial da Saúde – OMS para eliminar a doença até 2030 e, também, com os esclarecimentos da médica oncologista clínica Laís Daniella Soares sobre os sinais e sintomas, assim como os métodos de prevenção e tratamento do câncer de colo do útero.

Pular para o conteúdo