10 FORMAS DE PREVENIR O CÂNCER

09/03/2023

O desenvolvimento do câncer no ser humano se dá devido a diversos fatores e hábitos que favorecem o seu surgimento. Com o passar do tempo, essa doença foi se tornando cada vez mais comum. 

Por isso, hoje viemos trazer algumas dicas importantes para te conscientizar e ajudar a melhorar a sua saúde. Acompanhe!

Com qual idade uma pessoa pode desenvolver um câncer?

Um dos principais fatores de risco do câncer é a idade avançada. Apesar da sua incidência ser maior em pessoas com mais de 60 anos, cada vez mais jovens também estão sendo diagnosticadas com algum tipo de câncer. Segundo matéria divulgada na página da CNN, cresce o número de adultos com menos de 50 anos que estão sendo diagnosticados.

Quais são os principais fatores de risco que desenvolvem um câncer?

Não existe uma causa única que possibilita o desenvolvimento do câncer, são diversos fatores. Além de causas genéticas, alguns hábitos, como por exemplo uma vida sedentária, alimentação ruim, tabagismo, alcoolismo e radiação solar, também geram grande impacto. Por isso, adotar alguns hábitos saudáveis podem contribuir para prevenir o câncer.

Descubra 10 formas para ajudar a prevenir o câncer

Adotar hábitos mais leves é a melhor maneira de evitar o câncer. Pensando nisso, e com o objetivo de ajudar a sua saúde, elencamos uma cartilha com dicas que ela considera essenciais para uma pessoa levar uma vida saudável e se manter longe de um possível diagnóstico de câncer. Confira agora:

1 – Pratique exercícios

Atividade física mantém o corpo ativo e funcionando adequadamente, pois contribui para o equilíbrio dos níveis hormonais e força do sistema imunológico. A indicação é de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia. 

Lembrando que qualquer atividade é melhor do que uma vida sedentária, então vamos nos manter em movimento, trocar elevador por escada ou carro por bicicleta, por exemplo.

2 –  Tenha uma alimentação saudável e balanceada 

Tente ao máximo substituir os alimentos industrializados: quanto mais fresco, melhor. Uma alimentação baseada em legumes, vegetais e boas fontes de proteínas é a melhor opção, pois fornece os níveis de nutrientes e gorduras saudáveis para o corpo humano se manter ativo e funcionando de forma natural e saudável.

3 – Mantenha o peso corporal saudável 

A realização de atividade física e a alimentação saudável impactam diretamente nesta dica, pois quando nos mantemos ativos e consumimos a quantidade indicada de nutrientes, estamos nos favorecendo para conquistar um bom índice de massa corporal, garantindo o funcionamento correto e equilíbrio ideal do corpo.

4 – Lembre das vacinas

Outro fator super importante para se prevenir contra o câncer é tomar todas as vacinas necessárias. Hoje, temos disponíveis vacinas que protegem contra o HPV, um dos principais causadores do câncer do colo de útero, por exemplo. 

5 – Evite bebidas alcoólicas

O consumo do álcool está ligado ao aparecimento de diferentes tipos de câncer e, quando combinado com tabaco, a probabilidade de desenvolver algum tipo aumenta, pois essa prática danifica o DNA das células, prejudicando os genes e favorecendo a entrada de carcinogênicos ambientais. É importante destacar que a quantidade de álcool ingerida também impacta, quanto maior a dose e tempo de exposição, pior para o corpo humano.

6 – Evite alimentos ultraprocessados

Alimentos como salsichas, presuntos, salgadinhos e macarrão instantâneo são prejudiciais à saúde e favorecem o surgimento do câncer devido ao alto nível de concentração de conservantes, como nitritos e nitratos, que comprovadamente podem provocar o aparecimento de determinados tipos de câncer.

7 – Evite muita exposição solar em determinadas horários

O banho de sol é uma das formas indicadas para manter o nível de vitamina D em dia, essencial para a manutenção do sistema imunológico. Por outro lado, quando você se expõe em determinados horários, também pode estar favorecendo o aparecimento do câncer de pele. Mantenha o equilíbrio saudável, evitando tomar sol entre 10h e 16h. 

8 – Amamente

Amamentar uma criança até dois anos ou mais, sendo exclusiva até pelo menos 6 meses de vida protege a mãe contra o câncer de mama e o filho da obesidade infantil.

9 – Não fume

O tabagismo está ligado a alguns tipos de câncer, pois o ato de fumar libera no ambiente mais de 7.000 compostos e substâncias químicas extremamente nocivas à saúde e que são inaladas por fumantes e não-fumantes.

10 – Faça exames preventivos

O câncer do colo de útero pode ser evitado através de exames preventivos, pois as alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente neste tipo de exame. Isso possibilita o tratamento precoce antes mesmo do desenvolvimento de células cancerígenas.

 

Além de todas essas dicas, conscientizar outras pessoas sobre como levar uma vida saudável é uma ótima forma de contribuir para saúde e melhora de vida da sociedade. Por isso, salve e compartilhe este artigo com colegas, amigos e familiares. 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo