AMO ABRAÇA CAMPANHA NACIONAL ‘SETEMBRO DOURADO’ E ALERTA SOBRE SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

04/09/2020

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO abraça a campanha nacional ‘Setembro Dourado’ com o objetivo de conscientizar a sociedade sergipana sobre a importância do diagnóstico inicial dos cânceres pediátricos. A campanha abrange ações educativas com a distribuição de laços dourados e a divulgação de conteúdos informativos sobre os principais sinais e sintomas da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a incidência global do câncer infantojuvenil vem aumentando com 300 mil casos novos estimados nos últimos anos. Só no Brasil, as estimativas dão conta de mais de 8 mil (precisamente 8.460) novos casos de câncer infantojuvenil para este ano de 2020. Em Sergipe, a estimativa é de 100 casos novos para o mesmo período.

SINAIS E SINTOMAS
Segundo a American Cancer Society (a Sociedade Americana de Combate ao Câncer), o câncer infantojuvenil corresponde a um conjunto de doenças que apresentam características próprias, como o surgimento e desenvolvimento desordenado de células malignas em qualquer parte do corpo da criança e do adolescente. Por ser de difícil diagnóstico, os sinais e sintomas desse câncer costumam ser confundidos com os de outras doenças.

Febre prolongada de causa não identificada, perda significativa de peso, palidez inexplicada, manchas roxas e sangramento pelo corpo, vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão, perda de equilíbrio, aumento dos olhos, reflexo esbranquiçado no olho (olho de gato), caroço em qualquer parte do corpo, ínguas de crescimento progressivo, pneumonia sem cura, dificuldade de engolir alimentos são alguns dos possíveis sintomas.

DIAGNÓSTICO PRECOCE
Atualmente, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centro especializados com o apoio de equipes multidisciplinares. Em regra, os tratamentos convencionais para os cânceres infantis se resumem à quimioterapia, à radioterapia e a cirurgias.

A atuação de equipe multidisciplinar e de redes de apoio para cuidar da criança e do adolescente é muito importante para combater o câncer infantojuvenil. Essa equipe é composta, em regra, por oncologista pediátrico, hematologista pediátrico, cirurgião oncológico pediátrico, radioterapeuta, médicos consultores, enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia, serviço social, nutrição e, igualmente importante, a pediatria.

Os tipos mais frequentes de câncer na infância e na adolescência são, por ordem de incidência, a leucemia (com 28% do total de casos), os tumores do sistema nervoso central (com 26%) e os linfomas (8%) – câncer no sistema linfático, segundo dados do Inca. Em seguida, pode-se elencar os tumores renais e hepáticos, os tumores ósseos malignos, sarcomas de partes moles, retinoblastomas e outros.

SOBRE A CAMPANHA
O ‘Setembro Dourado’ é uma campanha nacional de conscientização e de incentivo ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Nos últimos anos, a campanha é encabeçada pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – a CONIACC. A confederação está presente em 21 estados brasileiros e possui mais de 50 instituições filiadas em todo o Brasil. A AMO é uma das instituições fundadoras da confederação.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo