AMO participa da campanha setembro dourado de conscientização do câncer infanto-juvenil

01/09/2016

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO participa da campanha Setembro Dourado, lançada hoje em todo o Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A campanha abrange ações educativas e preventivas sobre os principais sinais e sintomas da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, o câncer infantil é a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes. As estimativas para os anos 2016 e 2017 são de de 12,6 mil novos casos de câncer infanto-juvenil em todo o Brasil. Em Sergipe, a estimativa é de 150 novos casos para o mesmo período.

CÂNCER INFANTO-JUVENIL
O câncer infanto-juvenil se refere a grupos de doenças que têm em comum o surgimento e desenvolvimento desordenados de células malignas em qualquer parte do corpo da criança ou do adolescente. Em geral, esse câncer é de difícil diagnóstico, porque seus sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças.

Perda significativa de peso, aumento do volume abdominal, aumento dos olhos, reflexo branco nas pupilas (olho de gato), anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos, febre prolongada mesmo com uso de medicamentos, pneumonia sem cura e dificuldade de engolir alimentos são alguns dos possíveis sintomas.

Segundo os médicos, os fatores da doença são diversos, sendo os principais de causas genéticas e ambientais. Cerca de 70% dos casos da doença podem ser curados se descobertos precocemente. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são, por ordem de incidência, a leucemia, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (câncer no sistema linfático).

SOBRE A CAMPANHA
O “Setembro Dourado” é uma realização da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO é filiada à confederação e uma das instituições representantes em Sergipe, por isso abraça a campanha.

Skip to content