AMO PRESENTEARÁ ADOLESCENTE CURADA DE UM CÂNCER OCULAR RARO COM FESTA DE 15 ANOS

28/04/2022

A debutante Evelyn Juliana da Silva Hora realizará o sonho de celebrar o seu aniversário de 15 anos com uma festa temática de Cinderela nesta sexta-feira, 29 de abril, a partir das 15h, na presença da família e de amigos. A comemoração – que simboliza um rito de passagem de toda menina para a juventude – poderia ser igual a tantas outras se não fosse a história de cura de um câncer raro e da superação das dificuldades financeiras.

Desde o tratamento do câncer, há quase 14 anos, Evelyn é assistida integralmente pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO. Hoje, ela está curada e o que mais deseja é celebrar a vida. “Já sofremos tanto na vida. Agora, passa um filme dos últimos 15 anos de Evelyn. Estou muito emocionada. Agradeço imensamente a Deus pela saúde da minha menina e a AMO por nos apoiar incondicionalmente”, disse a dona de casa Patrícia da Silva, mãe da debutante, ao vê-la experimentando o vestido de Cinderela.

LUTA CONTRA O CÂNCER
A adolescente Evelyn Juliana conhece a luta contra o câncer desde bebê, antes mesmo de completar 1 ano de idade. A sua jornada começou quando sua mãe, a dona de casa Patrícia da Silva, percebeu um sinal diferente na filha: um desvio no olho esquerdo. Assim, a menina foi imediatamente levada para uma consulta médica na rede pública de saúde, que suspeitou do surgimento de um câncer e logo a encaminhou para o serviço de oncologia do Hospital de Cirurgia.

No serviço de oncologia do Cirurgia, a menina foi assistida pelo oncologista pediátrico Venâncio Gumes e foi submetida a uma bateria de exames até o fechamento do diagnóstico: retinoblastoma bilateral (ou seja, nos dois olhos). Como no ano de 2007 não havia um especialista na área de oncologia ocular em Sergipe, a mãe da menina teve que optar por realizar o tratamento ou em São Paulo ou em Salvador, escolhendo a capital baiana, em razão da proximidade geográfica.

Já em Salvador, a menina ficou sob os cuidados do médico oftalmologista Eduardo Ferrari Marback, professor adjunto de Oftalmologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e especialista em oncologia ocular. A cirurgia de remoção do olho esquerdo – enucleação – foi realizada no Hospital Universitário da UFBA. Os tratamentos de quimioterapia, de radioterapia e de terapia a laser, para ambos os olhos, foram realizados no Hospital São Rafael, tudo custeado pelo SUS.

Hoje, a adolescente Evelyn Juliana está curada do retinoblastoma. Faz uso de um olho de vidro no olho esquerdo e possui baixa visão no olho direito. Realiza revisões anuais na cidade de Salvador, com o mesmo médico oftalmologista, naquele mesmo Hospital Universitário, para mapeamento de retina. Ainda assim, mesmo com as dificuldades apresentadas pela baixa visão no olho direito, Evelyn está próxima de completar o ensino fundamental numa escola pública da rede municipal de Aracaju e sonha em concluir os estudos.

SOBRE O RETINOBLASTOMA
É um câncer ocular raro, que surge na parte de trás do olho (na retina) e que é muito comum em crianças, correspondendo a apenas 3% do total de casos de cânceres infantis. Seu surgimento tem causa esporádica e hereditária, por mutação genética, sempre ocorrendo neste último caso nos bebês antes de completar 1 ano de idade.

Os sinais mais comuns da doença são pupila branca no contato da luz com o olho e desvio de olhar. Os tratamentos se resumem a cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia a laser. Recentemente, a doença ficou conhecida em todo o país após a divulgação do diagnóstico da filha do jornalista e apresentador de televisão Tiago Leifert.

COLABORAÇÕES
Muitos voluntários e empresas amigas aceitaram o nosso chamado e estão colaborando com a realização do sonho de debutante da menina Evelyn Juliana, a citar: Prenúpcia Noivas; Jeane Festas; Valmir Paes Design Floral; Nara Costa Cake Designer; Espaço Salão de Festas; Léa Festas; Betsy Bessa Bem Casados; Bia House Buffet; Jade Buffet; Andréia Festas; Gilmara Buffet; Sidcley Buffet; e muitos outros.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo