DIA INTERNACIONAL: PACIENTES DE CÂNCER DE MAMA MARCAM O SINAL VERMELHO NESTE 8 DE MARÇO PARA DIZER NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

09/03/2023

Mulheres assistidas pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO, que têm suas vidas marcadas pelo câncer de mama, aproveitaram o Dia Internacional da Mulher – comemorado nesta quarta-feira, 8 de março – para reivindicar seus direitos e para dizer em alto e bom som um não à violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e social contra a mulher.

Vestidas de policial, bombeira, professora, enfermeira, médica, carteira dos correios, agente comunitária de saúde, garçonete, cozinheira, dançarina, dona de casa – para representar os diferentes papéis sociais desempenhados, todas elas deixaram diversas mensagens direcionadas, com as máximas de que “lugar de mulher é onde ela quiser”, “meu corpo, minhas regras”, “ninguém solta a mão de ninguém “, “mexeu com uma, mexeu com todas”.

Essas vitoriosas se apresentaram para tantas outras mulheres que estão na luta contra o câncer em uma comemoração mais do que especial pelo Mês da Mulher e mobilizaram suas amigas de luta ao som da música Pesadão, de Iza e Marcelo Falcão, para cantar em coro versos que entoam força, poder, conquista, reconquista, união, irmandade, sororidade como “a esperança aqui ficou, segue vibrando e me faz lutar, para vencer”.

AMO DANÇAR
Inseridas no projeto social com mais de sete anos de realizações, um grupo de mulheres com câncer de mama se reúne semanalmente na Associação para trabalhar a consciência corporal, elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida por meio da dança.

Com isso, as pacientes têm a oportunidade de trabalhar o aqui e o agora, ocupando o tempo e a mente, transportando-se a lugares antes não imaginados, onde crenças limitadoras não têm vez. Junto a elas, a coordenação do projeto fica a cargo da voluntária Eglelia Portugal e a direção/ensaio/apresentação com a bailarina profissional Sara Sulovon.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo