A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – promoveu na última quarta-feira, 12 de novembro, uma palestra em sua Casa de Apoio em Lagarto, localizada na região Centro-Sul do Estado. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul da instituição, que tem como objetivo principal, alertar e conscientizar a população acerca da importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata.
De acordo com a estudante de enfermagem e palestrante, Mariana Victória, membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia da Universidade Tiradentes (LAEO-Unit), a realização dos exames preventivos, que ainda são cercados de tabus no universo masculino, são fundamentais para reduzir os riscos de desenvolver a doença.
“Exames preventivos como o toque retal, que dura apenas 7 segundos, e também o exame do PSA, que é o exame de sangue, podem salvar vidas. Todo ano, 16 mil homens acabam falecendo em decorrência do câncer de próstata, e muitos desses casos poderiam ter sido evitados se os exames preventivos fossem realizados”, alerta a estudante.
Marcos Silveira, de 51 anos, reside no Povoado Olhos D’água, em Lagarto. Em tratamento contra um câncer no olho direito, ele conta a sua experiência como forma de alerta e incentivo. “Sempre que estou no hospital, realizando meu tratamento, vejo que chegam muitos homens com esse problema. Se todos tivessem a consciência de fazer todo ano seu exame de toque e PSA, muitos não estariam com o câncer de próstata hoje”, relatou.
Ele utiliza o próprio exemplo para desmistificar os exames e encorajar outros homens a fazerem o mesmo. “Eu mesmo sou uma pessoa que faço todos os anos e sempre foi muito tranquilo. Hoje eu estou maravilhosamente bem, minha próstata está maravilhosamente bem, com muita consciência do que eu faço. Eu alerto e digo a todos os homens: vá, faça! Porque assim, você vai garantir uma vida maravilhosa e duradoura”, conscientizou Marcos.