UTILIDADE PÚBLICA: PACIENTES ONCOLÓGICAS COM ATÉ 45 ANOS DE IDADE TERÃO ACESSO GRATUITO NO SUS À VACINA CONTRA O HPV

31/03/2021

Neste mês de março, o Programa Nacional de Imunizações – PNI ampliou a cobertura vacinal contra o HPV. A partir de agora, em todo o Brasil, mulheres de até 45 anos de idade com imunossupressão – como pacientes oncológicas, transplantadas de órgãos sólidos/medula óssea e portadoras de HIV/ Aids – terão direito de acesso gratuito à aplicação de três doses do imunizante no Sistema Único de Saúde.

Estudos recentes afirmam que essa população feminina possui um risco 5 vezes maior para desenvolver o câncer de colo do útero, quando comparada à população em geral. Além disso, pessoas imunossuprimidas adquirem também um risco aumentado de infecção persistente do vírus HPV e ficam mais vulneráveis ao surgimento de outros cânceres causados pelo vírus, como o de vulva e vagina, na mulher, e ânus e orofaringe, em ambos os sexos.

Por isso, a vacinação contra o HPV é a principal estratégia recomendada atualmente pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, para eliminar o câncer de colo do útero até o ano de 2030. A doença é o quarto tipo de câncer mais frequente entre as mulheres em todo o mundo e, no Brasil, mais de 16 mil mulheres são diagnosticadas todos os anos com este tipo de câncer e, assustadoramente, metade delas chegam a óbito.

*Com informações do Ministério da Saúde

 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo