VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É TEMA DE PALESTRA PARA PACIENTES COM CÂNCER NA CASA DE APOIO DA AMO

03/09/2025

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – promoveu nesta terça-feira, 02, uma palestra para pacientes com câncer na Casa de Apoio Anna Garcez. A ação faz parte do projeto ‘Um Ser Em Destaque’, e teve como tema central os “Direitos e orientações sobre a violência contra mulheres”.

Conduzida pela Secretária Municipal da Secretaria do Respeito às Políticas para as Mulheres de Aracaju (SerMulher), Dra. Elaine Oliveira, e pela coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Lucirene Folly de Azevedo, a palestra proporcionou um espaço aberto de diálogo e debate sobre o enfrentamento à violência de gênero com todas as mulheres presentes, sobretudo as que lutam contra o câncer.

Em 2024, mais de um terço das mulheres brasileiras com 16 anos ou mais (37,5%), sofreram algum tipo de violência, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Instituto Datafolha. A estatística representa um número absoluto de 21,4 milhões de mulheres, sendo o maior volume de casos de violência medidos pela pesquisa desde seu lançamento, em 2017. Já em Sergipe, 16.512 ocorrências gerais da Lei Maria da Penha e de crimes contra a mulher foram registradas no ano passado, segundo dados da Unicef.

NENHUMA MULHER SOZINHA

A Secretária Municipal da Secretaria do Respeito às Políticas para as Mulheres de Aracaju (SerMulher), Dra. Elaine Oliveira, ressaltou a importância da ação para todas as mulheres presentes. “É fundamental levar informação e acolhimento para que cada mulher reconheça os sinais de violência e saiba onde buscar apoio. O combate à violência só é possível quando unimos forças: sociedade civil, organizações sociais e o poder público”, destacou a secretária.

Para a presidente da AMO, Conceição Balbino, a parceria amplia o impacto das ações. “Quase 80% do nosso público é formado por mulheres. Durante os atendimentos, percebemos o quanto elas sofrem diferentes tipos de violência. Trazer esse tema de forma educativa gera mais informação do que uma consulta individual. Muitas se reconhecem nas situações relatadas e podem buscar ajuda. É muito importante que serviços públicos e organizações sociais estejam unidas nesse enfrentamento”, afirmou.

MULHERES FORTES E CONSCIENTES

As participantes também compartilharam suas impressões sobre o tema. Elizabeth Neves, de 42 anos, luta contra um câncer pulmonar e reside em São Cristóvão. “Muitas vezes a gente não percebe que está sofrendo violência. Tive um caso na família de uma sobrinha que quase perdeu a vida, pois o ex-marido atirou nela enquanto amamentava a filha. Isso mexe não só com a vítima, mas com toda a família”, contou.

Já a agricultora Lindinalva Nascimento, de 57 anos, trava uma batalha contra um câncer de colo de útero e mora no município de Umbaúba. Ela reforça a importância da palestra, proporcionando aprendizado coletivo. “São assuntos que servem para nos alertar e entender que devemos ser tratadas com amor e respeito. Agradeço muito a AMO por proporcionar este momento para nós”, disse com gratidão.

CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM

Mais de 600 pessoas vão perder a luta contra o câncer hoje no Brasil. Contribua com quanto puder, sua doação vai ajudar quem luta todos os dias pela vida. Doe de coração, doe agora clicando aqui!

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Ir para o conteúdo